Histórico

A Creche Lar da Criança, entidade filantrópica, inscrita no CNPJ sob o Nº 20.836.508/0001-31, com sede à Avenida Agnaldo Neiva, 795 – Jardim das Acácias, Teófilo Otoni/MG foi fundada em 09 de Agosto de 1978 pela iniciativa de duas auxiliares de enfermagem: Maria Francisca da Silva Dantas (Tia Chica) e Ana Maria Sander do Hospital São Lucas que trabalhavam no setor de pediatria.

Este Hospital localizadoem Teófilo Otoni– MG havia firmado Convênio com o INPS e FUNRURAL, órgãos do governo que eram responsáveis na época, pelo tratamento de saúde dos contribuintes da zona urbana e rural. A partir de então, este hospital começou receber pacientes da periferia da cidade, de povoados vizinhos e zona rural. Essa situação refletia intensamente na pediatria, pois chegavam crianças com grau de desnutrição acentuado, com rins e coração já comprometidos.

Essas auxiliares de enfermagem sensibilizadas com a alta taxa de mortalidade infantil, enfrentaram corajosamente a desnutrição juntamente com os pediatras: Dr. João Virgilinio e Almir Alves Franco. Haviam crianças que para iniciar o tratamento era necessário alimentação parenteral, pois o estômago não tinha mais capacidade de fazer a digestão. No segundo momento, dava-se a alimentação oral por sonda naso-gástrico, injetava-se acrescentando aos poucos leite de peito de frango ou soja preparado por essas auxiliares.

Com esta simples ação, contribuíram para a recuperação de várias crianças. Contudo uma preocupação permanecia: Como elas sobreviveriam na situação de grande pobreza em suas casas? Compadecidas desses pequenos, as auxiliares começaram a escondê-los dentro do Hospital para que elas desfrutassem do direito de alimentar-se adequadamente.

Era utilizada a seguinte estratégia: Quando os pais chegavam para visitar os filhos, elas diziam que o médico não havia ainda assinado a alta e quando os médicos perguntavam por que as crianças não tinham retornado para a casa, elas diziam que os pais não haviam aparecido. Dessa forma as crianças recebiam mais refeições, se fortaleciam e eram bem cuidadas.

Porém um dia, a Sra. Francisca (Tia Chica) foi chamada à diretoria que a impediu de continuar utilizando essa estratégia. Houve muita tristeza e lágrimas rolaram nos olhos dessas auxiliares. A Sra. Francisca clamou ao Senhor dizendo: ‘’ Deus, sei que tudo podes e que esse sofrimento não é do teu agrado, então faça algo por esses seres indefesos’’.

Pela manhã ela ouviu uma voz que dizia: ‘’ Funda uma Creche’’. Ela sensível a voz do Senhor iniciou uma campanha e dias depois junto com um grupo de senhoras do Rotary e Lions Club, exatamente no dia: 09 de Agosto de 1978 criaram-se a primeira Creche nesta Cidade denominada FUNDAÇÃO LAR DA CRIANÇA e que atualmente chama-se CRECHE LAR DA CRIANÇA.

O trabalho foi iniciado com 10 crianças das que haviam sido escondidas no Hospital. Assim a Creche Lar da Criança nasceu primeiro no coração de Deus que nunca se conformou com o sofrimento humano e injustiças principalmente de crianças que são seres frágeis e inocentes. Além da desnutrição apareciam também crianças vítimas de queimaduras por serem deixadas em casa por suas mães que partiam para o trabalho e deixavam pequenos cuidando de pequenos. Esta era mais uma triste situação apresentada na realidade de nossa Cidade.

Assim a Creche nasceu do sonho e do ideal de pessoas que lutaram na possibilidade de transformar o destino de crianças desacreditadas e sem amparo, em vidas com mais amor, saúde e cuidado. O principal objetivo da Instituição é o atendimento aos beneficiários em situação de vulnerabilidade e risco social oferecendo amparo, atendimento assistencial e preparando-os para o exercício da cidadania.

A Instituição atende vários bairros: Jardim das Acácias, Minas Novas, Palmeiras, Gangorrinha, Concórdia, Vila Pedrosa, Indaiá, São Diogo, Frei Dimas, Fátima, Jardim São Paulo, Bela Vista e turma 38 com o intuito de fortalecer os vínculos familiares e comunitários contribuindo na melhoria da qualidade de vida.

Estimula e orienta aos beneficiários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família, comunidade e na sociedade. E ainda prevê o desenvolvimento de potencialidades por meio de ações de caráter proativo.

A Creche Lar da Criança tem a preocupação e compromisso com os seus assistidos e respectivos familiares ou responsáveis. Conhecemos o contexto social em que estas famílias estão inseridas e sentimos a necessidade de procurar alternativas para a transformação da situação de vida dessas pessoas.

Atualmente trabalhamos com aproximadamente 240 crianças e adolescentes de 0 a14 anos, onde parte deles são filhos de pais e mães que vão para o trabalho, deixando conosco a guarda de seus filhos, outra parte são crianças e adolescentes vindo de famílias desestruturadas em risco e vulnerabilidade social.

Através do trabalho consolidado ao longo destes 34 anos a Creche Lar da Criança é uma entidade reconhecida pela sociedade na sua contribuição para transformação do cenário da nossa Cidade.